Donald Trump questiona a lealdade da Otan e reafirma apoio dos EUA, destacando a importância americana na aliança militar ocidental. Confira!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ressaltou a importância do papel americano na Otan, a aliança militar ocidental, enquanto levantou dúvidas sobre a disposição do bloco em defender os EUA, se necessário. Em uma publicação na Truth Social, Trump afirmou: “A Rússia e a China não têm medo da Otan sem os Estados Unidos, e duvido que a Otan estivesse ao nosso lado se realmente precisássemos deles”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das suas preocupações, Trump reafirmou seu compromisso com a aliança militar, dizendo: “Estaremos sempre ao lado da Otan, mesmo que eles não estejam ao nosso lado. A única nação que a China e a Rússia temem e respeitam são os Estados Unidos reconstruídos por Donald J.
Trump”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também mencionou a pressão que exerceu sobre os líderes da Otan para que aumentassem seus gastos com defesa. “Lembre-se, para todos aqueles grandes fãs da Otan, eles estavam com 2% do PIB, e a maioria não pagava as suas contas, ATÉ EU CHEGAR”, comentou Trump.
Essas declarações surgem em um contexto em que a Casa Branca, na terça-feira (6), anunciou que está avaliando uma “gama de opções” para adquirir a ilha do Ártico, um território da Dinamarca, que também faz parte da Otan. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, alertou na segunda-feira (5) que um ataque militar dos EUA à Groenlândia poderia comprometer a aliança.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.