Trump publica carta a Bolsonaro e defende que o Brasil “cesse os ataques” a ex-presidente
O republicano criticou a alta taxa e afirmou que o caso do “regime ridículo de censura” de Bolsonaro no STF deve ser julgado imediatamente.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou na quinta-feira (17) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deveria “mudar de rumo” e “parar de atacar” seu antecessor, Jair Bolsonaro. Em carta, Trump novamente manifestou solidariedade ao ex-presidente brasileiro de extrema direita, acusado de tentar um golpe. “Vejo o tratamento terrível que ele está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra ele. Esse julgamento deve terminar imediatamente!”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expressou veementemente sua discordância, tanto em público quanto através de nossa política tarifária. Espera sinceramente que o governo brasileiro altere seu curso, cesse de atacar seus oponentes políticos e finalize seu absurdo regime de censura, acrescentou. O presidente republicano de 79 anos manifesta grande preocupação com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, provenientes do atual governo.
Trump monitora a situação do ex-presidente e exige elogios a Bolsonaro, como já fez em outras ocasiões. “Ele era um líder muito respeitado e forte que serviu bem ao seu país”, observa. “Não me surpreende vê-lo liderando as pesquisas”, diz ele, apesar de, segundo pesquisa do Centro Quaest, Lula lidera as intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2026.
Leia também:

Lula critica “chantagem inaceitável” de Trump e afirma que “tarifaço” tem apoio de políticos “traidores da pátria”

Comitê de combate à tarifização de Alckmin se reúne às 15h na sexta-feira

Análise: Trump utiliza a expressão “regime” ao se referir ao Brasil em carta a Bolsonaro
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.