O presidente republicano declarou estar “muito preocupado” com os supostos ataques à liberdade de expressão praticados pelo governo Lula (PT).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite de quinta-feira 17 em sua rede Truth Social uma carta dirigida ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No documento, o republicano afirma que o processo no STF deveria “cessar imediatamente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estou acompanhando o tratamento terrível que você está recebendo de um sistema injusto direcionado contra você. Julgamento este que deveria terminar imediatamente”, afirma Trump, emendando ao dizer que está “muito preocupado” com os supostos ataques à liberdade de expressão promovidos pelo governo Lula (PT).
Espero sinceramente que o governo do Brasil mude de direção, cesse de atacar opositores políticos e termine com essa censura absurda. Estarei acompanhando de perto, declarou o republicano.
A declaração de Trump ocorre horas após Lula retomar a crítica à decisão norte-americana de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e afirmar que o republicano “não foi eleito para ser imperador do mundo”.
Lula reiterou o apoio à autonomia do Poder Judiciário brasileiro e declarou que o Brasil não tolerará imposições unilaterais, após Trump propagar informações falsas sobre o processo envolvendo Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de canais diplomáticos, o governo brasileiro encaminhou um comunicado oficial a Washington, solicitando o reinício das negociações e indicando que poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio, caso não haja progresso no diálogo.
Leia o documento completo.
Prezado senhor Bolsonaro,
Acompanho o tratamento deplorável que você está sofrendo de um sistema viciado contra você. Esse processo deve ser finalizado urgentemente! Não me surpreende que você esteja em primeiro lugar nas pesquisas; você foi um líder muito respeitado e forte, que serviu com excelência ao seu país.
Compartilho da sua preocupação em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, promovidos pelo governo atual.
Expressei categoricamente minha discordância, tanto em público quanto através da nossa política de preços.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.