Trump pressiona Rússia com submarino nuclear e clama pelo fim da guerra na Ucrânia

Declaração ocorreu após Vladimir Putin revelar teste de míssil com potencial nuclear.

27/10/2025 13:39

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Trump pede fim da guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, deveria encerrar a guerra na Ucrânia em vez de realizar testes com mísseis nucleares. Trump alertou que os EUA possuem um submarino nuclear na costa da Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No domingo (26), Putin anunciou que a Rússia testou com sucesso o míssil de cruzeiro Burevestnik, uma arma com capacidade nuclear que, segundo o Kremlin, pode superar qualquer sistema de defesa. Ao ser questionado sobre o teste, que, segundo a Rússia, percorreu 14 mil km, Trump destacou que os EUA não precisam ir tão longe, já que têm um submarino nuclear próximo.

“Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem na costa deles. Portanto, ele não precisa percorrer 12.800 quilômetros”, declarou Trump a repórteres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comentários de Trump sobre a guerra

Trump também criticou Putin, afirmando que não é apropriado que ele sugira que os EUA deveriam encerrar a guerra, que já dura quase quatro anos. “A guerra que deveria ter levado uma semana já está… em seu quarto ano”, avaliou o presidente americano.

Ele acrescentou: “Eles não estão brincando conosco e nós também não estamos brincando com eles”. O líder dos EUA expressou seu desejo de acabar com a guerra na Ucrânia, a mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, embora reconheça que a paz na região é mais difícil de alcançar do que um cessar-fogo em outros conflitos.

Leia também:

Reações e sanções à Rússia

Desde o anúncio do míssil Burevestnik em 2018, Putin tem apresentado essa arma como uma resposta às iniciativas dos EUA para criar um escudo de defesa antimísseis e expandir a aliança militar da Otan. Isso ocorreu após a retirada unilateral dos EUA do Tratado de Mísseis Antibalísticos.

A agência de notícias Reuters informou que o governo Trump está preparando novas sanções que podem atingir setores importantes da economia russa, caso Putin continue adiando o fim da guerra na Ucrânia. Ao ser questionado sobre a possibilidade de sanções adicionais, Trump respondeu: “Vocês descobrirão”.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.