Trump nomeia economista conservador para o gabinete de estatísticas trabalhistas

O empresário exonerou Erika McEntarfer em razão da divulgação de dados indicando um declínio do mercado de trabalho.

11/08/2025 22:39

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta segunda-feira 11 um economista de direita para liderar o Escritório de Estatísticas Trabalhistas, em substituição à comissária que foi demitida após a divulgação de dados sobre o emprego que indicavam um declínio do mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump anunciou em sua plataforma Truth Social que E.J. Antoni seria nomeado comissário do Órgão.

O presidente afirmou: “Nossa economia está crescendo e E.J. garantirá que os números divulgados sejam HONESTOS e PRECISOS”. “Sei que E.J. Antoni fará um trabalho incrível neste novo cargo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antoni é economista-chefe do centro Fundação Heritage para o orçamento federal, conforme divulgado no site da organização.

Em seus comentários divulgados pela Fundação Heritage, Antoni sempre exaltou as políticas do presidente republicano e, ao mesmo tempo, questionou as adotadas pelo ex-presidente democrata Joe Biden.

Leia também:

Na semana passada, Trump reiterou, sem apresentar evidências, que um relatório recente sobre o emprego estava sendo manipulado.

Ela afirmou que Erika McEntarfer, diretora de estatísticas trabalhistas, manipulou dados para reduzir os resultados econômicos de seu governo.

O avanço do emprego nos Estados Unidos não alcançou as previsões em julho, conforme dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas. Adicionalmente, houve revisão para baixo das contratações de maio e junho, que se situaram nos níveis mais baixos desde o período da pandemia de Covid-19.

Trump solicitou a demissão de McEntarfer logo após a publicação dos resultados.

O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, reconheceu depois que o mercado de trabalho havia, de fato, amadurecido.

Os dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos indicam dificuldades, visto que as empresas adotaram uma postura reservada em relação à contratação e ao investimento diante das tarifas extremas e voláteis de Trump durante o ano.

Fonte por: Carta Capital

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.