69% dos brasileiros consideram que a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não consegue anular a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso é o resultado de uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trinta e um por cento dos entrevistados acreditam que Trump é capaz de modificar o cenário eleitoral do ex-presidente. Dez por cento não souberam ou não responderam.
O estudo considerou 2.004 indivíduos, coletados entre os dias 10 e 13 de julho. O erro amostral é de 2 pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo, com um nível de confiança de 95%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tribunal Superior Eleitoral considerou que Bolsonaro permanecerá inelegível até 2030.
Em junho de 2023, o tribunal determinou a inelegibilidade, considerando que o ex-presidente praticou abuso de poder e utilizou indevidamente os meios de comunicação ao realizar uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacou, sem evidências, o sistema eleitoral.
LEIA TAMBÉM!
O ex-mandatário foi novamente condenado à inelegibilidade pelo TSE. Desta vez, por utilização de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.
<h2 id="votantes-de-lula-versus-votantes-de-bolsonaro”>Votantes de Lula versus votantes de Bolsonaro
Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de 2022, a parcela que acredita que Trump não pode desfazer a inelegibilidade de Lula é superior, atingindo 69%.
Entre os eleitores de Bolsonaro, há um empate técnico: 46% avaliam positivamente a capacidade de Trump e 45% a questionam. Essa divisão apresenta uma margem de erro de 4 pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo.
Veja os resultados:
Luiz Inácio Lula da Silva.
Jair Bolsonaro
Branco/Nulo/Não foi votar
Fonte por: CNN Brasil
