Trump menciona Brasília ao mobilizar militares para segurança de Washington
O presidente dos EUA ordenou a intervenção federal na segurança da capital do país e mobilizou a Guarda Nacional.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou Brasília ao justificar a intervenção federal na segurança de Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O republicano declarou, em entrevista coletiva na Casa Branca, que a taxa de homicídios da capital americana é superior à de “alguns dos lugares que se mencionam como os piores do mundo”.
O número de roubos de veículos [em Washington] duplicou nos últimos cinco anos e o número de sequestros relâmpagos mais que triplicou. Os homicídios em 2023 registraram a maior taxa, provavelmente da história.
Leia também:

Cidadãos manifestam-se em Washington após Trump anunciar o emprego da Guarda Nacional

Austrália irá reconhecer o Estado da Palestina nas Nações Unidas em setembro

Advocacia solicita que Tribunal Supremo declare nula união homoafetiva nos EUA
Nossa cidade foi ocupada por grupos violentos e criminosos perigosos, multidões de jovens descontrolados, indivíduos insanos e pessoas em situação de rua. E não permitiremos que isso se repita.
Em determinado momento da fala, o presidente americano apresentou um gráfico que supostamente demonstrava as taxas de homicídios de cidades em todo o mundo, com Washington liderando a lista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A imagem apresentada por Trump indica que a capital americana registra 41 homicídios por 100 mil habitantes, ao passo que cidades como Lima, no Peru, apresentam 7 homicídios na mesma proporção, Bogotá, na Colômbia, com 11, Cidade do México, no México, com 8 e Brasília, com 13 homicídios a cada 100 mil habitantes.
“Vejam. Bagdá… dobrámos a nossa aposta em Bagdá. Cidade do Panamá, Brasília, San José, na Costa Rica, Bogotá, na Colômbia – drogas pesadas. Cidade do México, eu mencionei Lima, no Peru. […]. Então, vocês querem morar em lugares assim? Acho que não”, disse Trump.
A declaração feita pelo presidente americano em relação a Brasília contrasta com os dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
Em 2024, foram contabilizados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, o índice mais baixo desde 1977, quando a taxa era de 14/100 mil, representando a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.
Em relação à criminalidade em Washington, a CNN apurou que, até o momento de 2025, os totais de crimes são menores do que em 2024, conforme uma comparação preliminar realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, seguindo uma tendência similar de queda nas taxas de criminalidade nas principais cidades dos EUA.
Guarda Nacional é enviada a Washington por Trump
O presidente Donald Trump ordenou, na segunda-feira (11), o envio de 800 militares da Guarda Nacional para a capital dos Estados Unidos e a colocação do Departamento de Polícia de Washington sob controle federal, em resposta ao que ele descreveu como uma onda de ilegalidade.
O presidente Trump anunciou a mobilização da Guarda Nacional para auxiliar no restabelecimento da lei, ordem e segurança pública em Washington.
O presidente republicano negou que estivesse provocando uma crise para ampliar a autoridade presidencial em uma cidade com forte orientação democrática.
Nos últimos dias, centenas de policiais e agentes de mais de uma dezena de agências federais, como FBI, ICE, DEA e ATF, foram distribuídos pela cidade.
Trump declarou que também enviaria o Exército americano “se necessário”, e Hegseth afirmou estar pronto para convocar tropas adicionais da Guarda Nacional de fora de Washington. Bondi supervisionará a tomada da força policial, disse Trump.
A prefeita democratica de Washington, Muriel Bowser, contestou as afirmações de Trump, afirmando que a cidade não estava enfrentando um aumento de crimes e ressaltando que os crimes violentos alcançaram seu nível mais baixo em mais de três décadas no ano passado.
O aumento de crimes violentos foi de 26% nos primeiros sete meses de 2025, após uma queda de 35% em 2024, e a criminalidade em geral diminuiu 7%, conforme dados do departamento de polícia da cidade.
Publicado por Léo Lopes, com informações de Trevor Hunnicutt e Nandita Bose, da Reuters.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)