Manifestações em Copacabana: Contagem de Participantes Revela Intensidade da Mobilização
Um total de aproximadamente 41,8 mil manifestantes foi registrado pelo Monitor do Debate Político durante o ato realizado no Rio de Janeiro, reunindo lideranças de esquerda em oposição ao PL da Anistia e à PEC da Blindagem. O evento, que ocorreu neste domingo (21), contou com o apoio de pesquisadores da USP e a organização More in Common.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O levantamento, focado no momento de pico do ato às 16h, analisou oito imagens capturadas. Com uma margem de erro de 12%, a estimativa indica que a presença na orla da Praia de Copacabana variou entre 36,8 mil e 46,8 mil pessoas, demonstrando a magnitude da mobilização.
O ato foi organizado por uma ampla gama de setores da sociedade, incluindo movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e artistas, que exigiram que a Câmara dos Deputados e o Senado bloqueassem a tramitação do PL da Anistia e derrubassem a PEC da Blindagem, recentemente aprovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comparativo com Manifestação da Direita
Em contraste, uma manifestação pró-anistia, organizada pela direita, também ocorreu em Copacabana no dia 7 de Setembro. Segundo o Monitor do Debate Político, esse ato reuniu cerca de 42,7 mil pessoas.
Com uma margem de erro de 12%, o número de participantes do ato deste domingo (21) ficou próximo ao da manifestação da direita, evidenciando a divisão política e social em torno da questão da anistia no país.
