O presidente dos EUA, Donald Trump, interrompeu uma reunião com líderes europeus nesta segunda-feira (18) para telefonar ao líder russo Volodymyr Zelensky, de acordo com fontes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal alemão Bild, que reportou que os diálogos com os líderes europeus seriam mantidos após o encontro com Putin na Casa Branca. Indivíduos com conhecimento do caso relataram que os europeus não estiveram envolvidos na discussão.
Mais cedo, durante a reunião com os líderes europeus, Trump afirmou que telefonaria ao líder russo para discutir os pontos levantados na reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Putin aguarda minha ligação após o encerramento desta reunião. Existe uma probabilidade considerável de que essa negociação prossiga.
“Eu o conheço há muito tempo, sempre tive um ótimo relacionamento com ele”, disse Trump sobre seu homólogo russo. “Acho que o presidente Putin também quer encontrar uma resposta. Veremos”, disse o líder americano.
LEIA TAMBÉM!
Apesar de Trump ter declarado que um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia é desejável, ele levantou dúvidas sobre se tal medida é imprescindível, considerando que acredita que um acordo de paz mais abrangente poderá ser alcançado em um futuro próximo.
“Nós obviamente preferiríamos um cessar-fogo imediato enquanto trabalhamos por uma paz duradoura. E talvez algo assim pudesse acontecer. No momento, não está acontecendo”, declarou Trump, acompanhado por líderes europeus na Casa Branca. Ele complementou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin, poderiam abordar o tema.
O presidente dos Estados Unidos também considerou a possibilidade de promover uma reunião tripartite entre ele, Putin e Zelensky para abordar o conflito na Europa Oriental.
Fonte por: CNN Brasil
