Trump impõe prazo para Hamas aceitar plano em Gaza

Biden alerta: “Inferno sem precedentes” ameaça se instalar se acordo não for aceito.

03/10/2025 12:50

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ultimato de Trump para Hamas em Plano de Paz para Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabeleceu um prazo final para que o grupo palestino Hamas respondesse ao seu plano de paz para Gaza, alertando que, caso não haja concordância até domingo (5), “um INFERNO como ninguém jamais viu antes se instalará”. Trump aguarda desde segunda-feira (29) a resposta do Hamas ao plano de 20 pontos apresentado na Casa Branca, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plano de Paz de Trump para Gaza

O plano, segundo a Casa Branca, prevê o fim da guerra, a libertação de reféns e um plano de reconstrução para o território palestino. O premiê Netanyahu afirmou durante a aparição conjunta que Israel concordou com o plano.

Resposta do Hamas

Até o momento, o Hamas não forneceu uma resposta definitiva. Trump, em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, demonstrou impaciência por uma resposta. “Os detalhes do documento são do conhecimento do MUNDO, e é um documento importante para TODOS! Teremos PAZ no Oriente Médio de uma forma ou de outra”, escreveu ele. “A violência e o derramamento de sangue cessarão. LIBERTEM OS REFÉNS, TODOS ELES, INCLUINDO OS CORPOS DOS MORTOS, AGORA!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedidos de Trump

“Um acordo deve ser firmado com o Hamas até domingo à noite, às 18h (horário de Washington, D.C.)”, continuou Trump. “Todos os países assinaram! Se este acordo de ÚLTIMA CHANCE não for firmado, um INFERNO como nunca visto antes se instalará contra o Hamas. HAVERÁ PAZ NO ORIENTE MÉDIO DE UMA FORMA OU DE OUTRA.”

Pedidos de Trump (Continuação)

Trump disse que estava pedindo a “todos os palestinos inocentes” que deixassem as áreas de Gaza sitiadas por Israel “em direção a partes mais seguras de Gaza”. “Todos serão bem cuidados por aqueles que estão esperando para ajudar”, escreveu ele. “Felizmente para o Hamas, no entanto, eles terão uma última chance!”

Leia também:

Detalhes do Plano

A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (29) os principais pontos do plano apresentado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra na Faixa de Gaza. A proposta do governo americano prevê um governo internacional temporário, que seria chamado de “Conselho da Paz”, chefiado e presidido por Trump, com outros membros e chefes de Estado a serem anunciados, incluindo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair.

Detalhes do Plano (Continuação)

O controle de Gaza seria posteriormente cedido à Autoridade Palestina. O plano apresentado por Trump prevê um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns que continuam nas mãos do Hamas, vivos ou mortos. Em troca, Israel libertará presos palestinos e devolverá restos mortais de pessoas de Gaza. O acordo sugere ainda que Gaza não será anexada por Israel e que o Hamas não terá participação no governo do território. Integrantes do grupo palestino que se renderem seriam anistiados.

Detalhes do Plano (Conclusão)

A proposta também inclui a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a desmilitarização do território.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.