Trump executa a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Ministro do STF enfrenta processo judicial inédito devido a ações contra grandes empresas de tecnologia e Jair Bolsonaro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou nesta quarta-feira, 30, a Lei Magnitsky Global contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sanção compreende o bloqueio de bens sob jurisdição americana, a proibição de entrada nos Estados Unidos e a restrição a transações com empresas norte-americanas. Apesar de unilaterais, as medidas têm impactos concretos na reputação e nas relações internacionais do Brasil, além de afetarem diretamente a circulação e o patrimônio do magistrado em território internacional. Trata-se da primeira vez que um ministro da Suprema Corte de um país democrático é alvo de uma lei.
A Lei Magnitsky, criada em 2016 e efetivada em 2022, já foi aplicada a autoridades de países como Venezuela, Irã e Rússia. A medida de designação de Moraes representa uma mudança política no emprego da legislação, o que pode ser visto como um desvio de seu propósito original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este texto será atualizado.
Fonte por: Carta Capital
Leia também:
Ibovespa quebra recorde, dólar recua e tarifaço sobre produtos brasileiros em pauta
Tesouro: Dívida Federal Recua em Setembro, Crescimento Anual Persiste
Fed Reduz Juros nos EUA: Fed Decide Corte em Taxas em Outubro de 2025
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












