Trump executa a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Ministro do STF enfrenta processo judicial inédito devido a ações contra grandes empresas de tecnologia e Jair Bolsonaro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou nesta quarta-feira, 30, a Lei Magnitsky Global contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sanção compreende o bloqueio de bens sob jurisdição americana, a proibição de entrada nos Estados Unidos e a restrição a transações com empresas norte-americanas. Apesar de unilaterais, as medidas têm impactos concretos na reputação e nas relações internacionais do Brasil, além de afetarem diretamente a circulação e o patrimônio do magistrado em território internacional. Trata-se da primeira vez que um ministro da Suprema Corte de um país democrático é alvo de uma lei.
A Lei Magnitsky, criada em 2016 e efetivada em 2022, já foi aplicada a autoridades de países como Venezuela, Irã e Rússia. A medida de designação de Moraes representa uma mudança política no emprego da legislação, o que pode ser visto como um desvio de seu propósito original.
Leia também:

Haddad menciona avanço no debate sobre a alta tarifa e articula novo diálogo com o secretário do Tesouro dos EUA

Executivo Lula estabelece prazo de 48 horas para que empresas distribuidoras de gás justifiquem a ausência de cortes nos preços

Senadores concluem visita aos EUA sem progressos nas negociações sobre a alta tarifa
Este texto será atualizado.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)