Trump estabelece novas tarifas para caminhões e ônibus importados, com exceções para México e Canadá
Exceções às novas tarifas serão aplicadas a produtos do México e do Canadá, desde que atendam aos termos do acordo USMCA.
Trump Anuncia Novas Tarifas sobre Caminhões e Ônibus
Na sexta-feira (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma proclamação que estabelece tarifas mais elevadas sobre caminhões médios e pesados, peças e ônibus, com início em 1º de novembro. A tarifa para caminhões e suas peças será de 25%, enquanto a taxa para ônibus, incluindo escolares e de transporte público, será de 10%.
Trump já havia manifestado sua intenção de implementar essas tarifas em uma publicação no Truth Social no início do mês. Produtos provenientes do México e do Canadá terão exceções, desde que atendam aos requisitos do acordo comercial USMCA, que foi negociado durante seu primeiro mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionários do governo informaram que tarifas previamente acordadas com parceiros comerciais, como a União Europeia e o Japão, também serão aplicadas às taxas de caminhões e ônibus. Além disso, a ordem de Trump permite que montadoras recebam um crédito de 3,75% do preço de varejo sugerido para veículos montados nos EUA até 2030, como forma de compensar as tarifas de importação de peças.
Leia também:

Cobasi e Petz informam ao Cade sobre perda de espaço para marketplaces em audiência pública

João Fukunaga deixa Previ e assume diretoria na EloPar após desgaste no cargo

Fazenda apura promoção do Santos com a 7kBet que troca apostas por ingressos
O presidente também está estendendo o crédito de compensação de ajuste de importação para a produção de motores e caminhões médios e pesados nos EUA.
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.