Trump apoia ataques a barcos de tráfico de drogas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou satisfação com os ataques direcionados a supostos barcos envolvidos no tráfico de drogas. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que essas operações continuarão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira (24), os Estados Unidos classificaram oficialmente o Cartel de los Soles, da Venezuela, como uma organização terrorista estrangeira, resultando em sanções adicionais contra o grupo. Segundo informações de Washington, o cartel é liderado pelo ditador Nicolás Maduro e outras autoridades venezuelanas, sendo parte de uma rede que importa drogas ilegais para o país.
Reação da Venezuela e aumento da pressão militar
O governo venezuelano nega a existência do Cartel de los Soles e considera a designação como “ridícula”. Maduro enfrenta crescente pressão devido ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a designação não conceda autoridade legal para ataques militares, ela permite sanções financeiras e diplomáticas, como o congelamento de bens. O governo americano tem utilizado essa medida como justificativa para ações militares recentes, alegando que as forças armadas estavam sendo operadas por gangues criminosas identificadas como organizações terroristas estrangeiras.
