Trump e Corina Machado se encontram! 🇺🇸🤝 Líder oposição venezuelana será recebida em Nova York. Trump anuncia acordos para indústria petrolífera e reconstrução da Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, anunciou que se reunirá com Corina Machado, líder da oposição venezuelana. A informação foi divulgada na quinta-feira (8 de janeiro de 2026), durante uma entrevista à Fox News. “Estou ansioso para cumprimentá-la”, declarou Trump, respondendo a perguntas sobre o possível encontro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro ocorre após as sanções e ações implementadas pela administração Trump contra o governo venezuelano, que culminaram na captura do então presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). Trump e Corina foram retirados de Caracas e levados a Nova York, onde estão detidos e sob investigação relacionada a tráfico de drogas.
Será o primeiro encontro entre Trump e Corina, que declarou no início da semana, desde que Maduro renunciou em outubro de 2025. Em uma declaração, Trump afirmou: “Ela não tem o apoio interno ou o respeito dentro do país”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a entrevista, o presidente norte-americano também comentou sobre a situação política na Venezuela: “Precisamos reconstruir o país. Eles não poderiam ter uma eleição. Eles nem mesmo saberiam como realizar uma eleição agora”.
A Venezuela, país sul-americano integrante da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, possui a maior reserva de petróleo bruto do mundo. Na terça-feira (6 de janeiro), Trump anunciou que a presidente interina, Delcy Rodríguez, que após a captura de Maduro, concordou em fornecer petróleo “de alta qualidade”.
Nesta sexta-feira (9 de janeiro), Trump se reunirá com executivos de empresas petrolíferas na Casa Branca. Segundo o presidente, as companhias terão um papel fundamental na reconstrução da indústria na Venezuela: “Eles vão reconstruir toda a infraestrutura de petróleo.
Eles vão gastar pelo menos 100 bilhões de dólares e é um petróleo inacreditável que eles têm, e uma qualidade inacreditável de petróleo e quantidade de petróleo”.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.