O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne debateram, nesta quinta-feira (31), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está correto ao aplicar tarifas ao Brasil e a lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao implementar essas medidas, Trump justificou-as por razões políticas. Dentre elas, o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Trump, na visão de Cardozo, adota uma estratégia autoritária e autocrática.
LEIA TAMBÉM!
Trump selecionou alguns alvos estratégicos. O BRICS, por exemplo, representava um desafio para os Estados Unidos, que buscam manter sua posição de império. Da mesma forma, ele não aprecia o multilateralismo, pois isso configura um problema para aqueles que possuem uma visão imperial.
O que impressiona é que a abordagem de Trump, autoritária e autocrática, é nacionalista, porém a direita radical brasileira é oportunista, pois não se admite que um juiz brasileiro seja punido por alguém de fora por exercer sua função.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonteyne argumenta que os Estados Unidos são democráticos e um bom parceiro comercial.
“O de esquerda fala em inimigo, o americano é o inimigo, mas na hora de comprar o iPhone, vai ao McDonald’s, compra um tênis Nike, compra uma roupa americana, um carro americano”, disse.
O discurso de esquerda está ressuscitando ideias imperialistas. Imperialismo e subserviência são o que está ocorrendo no Brasil atualmente com a China e o Irã. O que eu estou assistindo hoje no Brasil é uma violência à democracia.
Fonte por: CNN Brasil