Trump dialoga com Putin antes da visita de Zelensky à Casa Branca por apoio militar
Presidente da Ucrânia irá aos EUA em busca de maior apoio militar na luta contra Moscou.
Conversa entre Trump e Putin antes da visita de Zelensky
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que estava mantendo uma longa conversa com o líder russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (16). A conversa ocorre um dia antes da visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à Casa Branca, onde buscará mais apoio na guerra contra a Rússia.
Zelensky se reunirá com Trump para solicitar mais assistência militar, uma vez que Kiev e Moscou intensificaram o conflito com ataques massivos aos sistemas de energia. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) também está se esforçando para responder a uma série de incursões aéreas russas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump e a possibilidade de apoio militar
Trump confirmou a conversa com Putin em uma publicação em sua plataforma Truth Social. Ele mencionou que a discussão estava em andamento e que informaria sobre o conteúdo ao final, assim como Putin faria.
Leia também:

Kremlin apresenta projeto de túnel para conectar Rússia e EUA com financiamento de Moscou

Guerra em Gaza: Perguntas e respostas sobre o cessar-fogo e o plano dos Estados Unidos

George Santos, ex-deputado brasileiro, é libertado da prisão nos EUA após fraude e roubo de identidade
A Ucrânia está buscando mísseis Tomahawk de longo alcance dos EUA, que poderiam atingir Moscou e outras grandes cidades russas. Trump afirmou que poderia fornecer as armas a Zelensky, caso Putin não se disponha a negociar.
Frustração com os ataques russos
A Casa Branca não comentou sobre o pedido de apoio militar. O presidente americano, que se comprometeu a pôr fim ao conflito, expressou frustração crescente com Putin devido aos ataques contínuos.
Na mais recente ofensiva, a Rússia lançou mais de 300 drones e 37 mísseis, atingindo a infraestrutura em toda a Ucrânia em ataques noturnos nesta quinta-feira (15), conforme declarado por Zelensky. A Rússia tem atacado as instalações de energia do país vizinho por invernos consecutivos, enquanto a guerra se aproxima de seu quarto ano.
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.