O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou que as tarifas sobre produtos farmacêuticos serão anunciadas nas próximas duas semanas e serão “massivas” para empresas que não possuam fábricas estabelecidas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na entrevista à CNBC na manhã de terça-feira (29), o secretário também comentou os acordos comerciais alcançados pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Esses acordos normalmente demandam décadas, mas Trump trabalha com um tempo diferente e busca conclusões imediatas”, afirmou, destacando que o prazo limite para a aplicação de tarifas é sexta-feira, 1º de agosto.
LEIA TAMBÉM!
Lutnick reiterou que os países necessitam de maior agilidade nas negociações e de abrir totalmente seus mercados. “O preço para o comércio com os EUA é claro”, afirmou. Segundo ele, a decisão final sobre aqueles que alcançarão acordo ou terão tarifas automaticamente estabelecidas caberá a Trump, incluindo no caso da Índia.
O secretário, no entanto, admitiu que os Estados Unidos podem revisar a situação e isentar produtos como café, cacau e outros recursos naturais que não apresentam crescimento em território americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lutnick reiterou que as tarifas são necessárias para reparar desigualdades no comércio. “Tudo que Trump afirmou é verdadeiro, podemos observar isso atualmente”, declarou.
Em relação à União Europeia, o secretário comemorou o acordo e, ao ser questionado, afirmou ainda desejar conversar com o bloco para extinguir impostos sobre serviços digitais.
Trump anuncia alteração na fórmula da Coca-Cola nos EUA.
Fonte por: CNN Brasil