O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, listou Brasília como uma das “capitais violentas” ao anunciar a federalização da polícia de Washington D.C. e o envio de 800 membros da Guarda Nacional à cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em declaração de segunda-feira 11, Trump alegou que a capital americana vivencia uma “emergência de segurança pública” e apresentou um gráfico comparando taxas de homicídios de diversas metrópoles, embora tenha empregado dados desatualizados que inflacionam a criminalidade no Distrito Federal.
A apresentação na Casa Branca, Brasília, indicou 13 homicídios por 100 mil habitantes, porém o dado se refere a anos anteriores. As estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública do DF mostram que em 2024 a taxa foi de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2023, o índice ficou em 12,3.
LEIA TAMBÉM!
Na mesma época, Washington D.C. apresentou índices significativamente superiores: 39,8 homicídios por 100 mil habitantes em 2023 e 27 por 100 mil em 2024, mesmo com uma população cerca de quatro vezes menor que a do DF. Contudo, Trump declarou que a criminalidade na capital americana “dobrava ou triplicava” a de várias cidades, citando também Bagdá, Cidade do Panamá e Bogotá.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE