O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), solicitou nesta segunda-feira (23.jun.2025) que as cotas do petróleo permaneçam baixas e manifestou críticas aos potenciais crescimentos causados pelas tensões geopolíticas com o Irã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estou de olho! Vocês estão fazendo um jogo direto nas mãos do inimigo. Não façam isso!”, escreveu Trump em seu perfil do Truth Social.
A publicação surge em face do aumento dos conflitos no Oriente Médio, após as ameaças do Irã de bloquear o Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde transita aproximadamente 20% a 30% da demanda mundial de petróleo. Resta agora ao Conselho de Segurança do Irã e ao líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, determinarem se a ação será implementada.
LEIA TAMBÉM!
O avanço nas negociações para impedir o acesso ao estreito ocorreu após os EUA atacarem no sábado (21.jun) as instalações nucleares do Irã. A medida, contudo, impactaria o mercado global de petróleo, que já tem registrado alta na cotação do barril desde o início do conflito, em 12 de junho (horário de Brasília).
A declaração de Trump também pode ser entendida como uma mensagem ao setor energético global – particularmente à OPEP e seus aliados, como a Arábia Saudita –, para que não diminuam a produção ou aumentem os preços em face da instabilidade na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda-feira (23 de jun), o preço do petróleo recuava 0,62% às 12h, cotado a US$ 75,01. A queda ocorreu após o ativo ter atingido US$ 80 na primeira abertura do mercado asiático, em decorrência dos ataques ao Irã.
Fonte por: Poder 360