Trump defende pena de morte em casos de homicídio em Washington
Washington, formalmente denominado Distrito de Columbia, extinguiu a pena capital em 1981.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira 26 que buscará a pena de morte para os assassinatos em Washington, em resposta ao que ele considera uma criminalidade descontrolada na capital dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se alguém matar alguém na capital, Washington D.C., buscaremos a pena de morte. E essa é uma medida preventiva muito forte, todos que a ouviram concordam.
O anúncio se segue com o republicano mobilizando a Guarda Nacional em Washington, gerenciada por democratas, e assumindo o controle federal do departamento de polícia da cidade no início deste mês.
Leia também:

Israel suspende a nomeação de embaixador para o Brasil e reduz a importância das relações bilaterais

Trump declara ter retomado contato com Putin após encontro com Zelensky e líderes europeus

A Venezuela mobiliza 15 mil soldados para operação antidrogas na fronteira com a Colômbia
Washington — formalmente conhecido como o Distrito de Columbia — aboliu a pena de morte em 1981.
A capital dos Estados Unidos possui uma condição jurídica singular, visto que não é um estado e funciona sob uma relação com o governo federal que restringe sua autonomia e confere ao Congresso um controle excepcional sobre questões internas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O então presidente Trump aproveitou essa lacuna legal para dispor da Guarda Nacional em Washington, com o objetivo de conter o que ele via como um aumento descontrolado da criminalidade e a ocorrência de indivíduos em situação de rua.
Na segunda-feira, ele anunciou uma série de dias sem assassinatos na cidade e declarou que estava implementando ações para melhorar a aparência da capital, que abriga a Casa Branca, o Capitólio e outras instituições importantes do país.
As informações da polícia do Distrito de Columbia já indicavam quedas importantes no crime violento entre 2023 e 2024, embora isso tenha acontecido após um aumento nos índices durante a pandemia.
Os integrantes da Guarda Nacional iniciaram a utilização de armas em Washington no domingo.
Trump avalia ações semelhantes em outras cidades governadas pelo Partido Democrata, como Chicago, Nova York e Baltimore.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)