Trump defende o emprego da Guarda Nacional em resposta a manifestações em Los Angeles

O chefe do executivo declarou que tomará “todas as medidas cabíveis” para assegurar a segurança na capital.

09/06/2025 15:41

2 min de leitura

Trump defende o emprego da Guarda Nacional em resposta a manifestações em Los Angeles
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), defendeu na segunda-feira (9.jun.2025) o emprego da Guarda Nacional em Los Angeles, na Califórnia, para reprimir os protestos contra sua política de imigração. A medida foi criticada pelo governador do Estado, Gavin Newsom (Partido Democrata), e pela prefeita, Karen Bass (Partido Democrata). Na sua conta no Truth Social, o líder da Casa Branca afirmou que ambos não colaboram adequadamente e que deveriam demonstrar gratidão a ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador Gavin Newscum e a prefeita Karen Bass deveriam estar afirmando: “Obrigado, Presidente Trump, o senhor é tão maravilhoso. Não seríamos nada sem o senhor”. Em vez disso, eles escolheram mentir para o povo da Califórnia e da América, dizendo que não éramos necessários e que estes são “protestos pacíficos”.

Formulário de cadastro

Leia também:

A decisão de enviar a Guarda Nacional para controlar os violentos e instigados tumultos na Califórnia foi excelente. Caso não tivéssemos agido, Los Angeles teria sido completamente destruída. O governador Gavin Newsom e a prefeita Karen Bass deveriam estar expressando: “OBRIGADO, PRESIDENTE TRUMP, O SENHOR É TÃO MARAVILHOSO. NÃO SERÍAMOS NADA SEM O SENHOR”. Em vez disso, eles escolheram mentir para o povo da Califórnia e da América, afirmando que não éramos necessários e que estes são “protestos pacíficos”. Basta observar as fotos e vídeos de Violência e Destruição para ter todas as informações necessárias. Continuaremos fazendo o que for necessário para garantir a segurança de nossos cidadãos, para que possamos, juntos, RESTAURAR A GRANDEZA DA AMÉRICA!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O início dos protestos ocorreu após as operações de imigração realizadas pelo governo Trump. Já é o terceiro dia consecutivo de atos. O chefe do LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles), Jim McDonnell, declarou que pelo menos 60 pessoas foram detidas até o momento.

Diversos políticos da oposição criticaram a medida. A ex-vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata) declarou que os protestos são “predominantemente pacíficos”. Já Newsom afirmou que Trump “agiu ilegalmente para federalizar a Guarda Nacional” e disse que irá processar o atual presidente. Karen Bass, por sua vez, solicitou que os cidadãos não se envolvam em caos para “não dar à administração o que ela quer”.

Conversei hoje com @CAgovernador, @LAPDPoliceChief, @LAPDHQ e @LACoSheriff para abordar a questão de garantir a segurança de todos os moradores de Los Angeles. Os cidadãos de Los Angeles não devem se envolver em violência e desordem, nem fornecer à administração o que ela deseja.

Na sábado (7.jun), Trump assinou um memorando para enviar 2.000 soldados da Guarda Nacional para Los Angeles. No documento, afirmou que as manifestações “constituem uma forma de rebelião contra a autoridade do governo dos Estados Unidos”.

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.