O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na segunda-feira 15, a assinatura de um decreto para o envio de tropas da Guarda Nacional a Memphis, em face de sua atuação contra o crime em cidades americanas controladas pela oposição democrata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O republicano declarou que a força-tarefa seria uma cópia daquela designada à capital Washington em agosto.
A operação envolverá a Guarda Nacional, além do FBI, a agência antidrogas DEA, o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) e outras agências federais, declarou Trump a jornalistas em uma cerimônia no Salão Oval.
LEIA TAMBÉM!
É muito importante devido à criminalidade que está ocorrendo, ressaltou, acrescentando: Provavelmente prosseguiremos com Chicago depois.
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que as agências federais adotarão o modelo “altamente bem-sucedido” de Washington para “tornar Memphis segura novamente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, Trump conduziu sua campanha contra o crime e a imigração ilegal em cidades controladas por democratas.
Em Memphis, uma cidade com predominância negra no estado do Tennessee, na região sul do país, o executivo municipal é de orientação democrata, ao passo que o chefe do governo estadual é republicano.
Após as mobilizações de tropas e ações de deportação em Washington e Los Angeles, o governo Trump lançou na semana passada uma operação de controle migratório em Chicago.
Trump ameaçou consistentemente enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade, o que o confrontou com o governador do estado de Illinois, o democrata JB Pritzker, em postagens nas redes sociais.
Fonte por: Carta Capital