O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), declarou neste sábado (21.jun.2025) que os ataques a três instalações nucleares do Irã foram um “freio” ao programa nuclear iraniano. Afirmou que é o momento de Teerã aceitar a paz e ameaçou: “Haverá paz ou uma tragédia maior da que o Irã tem visto nos últimos dias”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump proferiu um discurso com duração de pouco mais de 4 minutos. Estava acompanhado do vice-presidente, J.D. Vance, do secretário de Estado, Marco Rubio, e do seu secretário de Defesa, Pete Hegseth. Afirmou que os ataques constituíram um “espetáculo”. Indicou que os alvos iranianos foram “completamente destruídos”.
Os alvos dos Estados Unidos estão em Natanz, Esfahan e Fordow, sendo esta última a mais relevante para o Irã.
LEIA TAMBÉM!
A Fordow é uma base nuclear erguida no início dos anos 2000, situada no interior de uma montanha, no centro do Irã. A geografia do local oferece proteção às instalações, sobretudo contra ataques aéreos.
Os ataques a Fordow foram realizados por bombardeiros B-2. São os únicos aviões capazes de transportar a GBU-57 Massive Ordinance Penetrator. Trata-se de uma bomba que pesa 13,6 toneladas e possui capacidade para penetrar o solo e destruir bunkers e estruturas subterrâneas – como uma instalação nuclear iraniana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Irã confirmou o ataque às instalações de Fordow, mas afirmou que o local fora evacuado anteriormente após o sistema de defesa aérea de Qom, a cidade mais próxima do complexo, ter detectado a presença de “caixas inimigas” no local, de acordo com a CNN.
Fonte por: Poder 360