Trump critica universidades americanas, afirma ex-reitora de Harvard

O presidente dos Estados Unidos denuncia as grandes universidades americanas como centros de ideologia anticonservadora e anti-semita.

03/09/2025 16:29

1 min de leitura

Trump critica universidades americanas, afirma ex-reitora de Harvard
(Imagem de reprodução da internet).

A administração Trump ataca as instituições de ensino superior nos Estados Unidos, assim como os governos autoritários para sufocar qualquer pensamento independente, afirmou nesta quarta-feira 3 a ex-reitora da Universidade de Harvard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instituição renomada é alvo do presidente Donald Trump, que acusa as grandes universidades americanas de serem centros de ideologia anticonservadora e antissemita, sobretudo no contexto dos protestos contra a campanha militar de Israel em Gaza.

Trump buscou reduzir em mais de 2,6 bilhões de dólares (14 bilhões de reais) o financiamento da Universidade Harvard, ao mesmo tempo em que procurava impedir a admissão de estudantes internacionais, que constituem um quarto das matrículas.

Leia também:

A ex-reitora de Harvard, Claudine Gay, afirmou no Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Amsterdã que o governo dos Estados Unidos ataca o ensino superior e as universidades.

Trata-se de destruir as instituições do conhecimento, pois são centros de pensamento e informação independentes. Não há justificativa para isso, senão que os poderes autoritários não toleram centros independentes de reflexão e informação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira mulher negra a liderar Harvard em 368 anos, renunciou em janeiro de 2024 devido a um escândalo envolvendo supostas manifestações antissemitas em protestos relacionados à guerra em Gaza.

Defendeu o princípio da liberdade de expressão “incluindo pontos de vista desagradáveis, ofensivos ou de ódio, desde que as palavras não se traduzam em atos que violem nossas normas”.

Em razão desse escândalo, o ex-aluno e rico doador de Harvard, Bill Ackman, declarou que, por conseguinte, “doações de bilhões de dólares da universidade foram canceladas, suspensas ou retiradas”.

Fonte por: Carta Capital

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.