Trump confirma acordo com Indonésia, que terá tarifa de 19% e extinguirá 99% de barreiras

O acordo também determina que o país asiático ofereça aos EUA seus minerais valiosos, além de celebrar acordos de grande porte, com valores na ordem de …

22/07/2025 22:27

1 min de leitura

WASHINGTON (United States), 09/07/2025.- US President Donald Trump during a meeting with African leaders at the White House, Washington, DC, USA, 09 July 2025. President Trump is meeting with the leaders of Gabon, Guinea-Bissau, Liberia, Mauritania and Senegal at the White House to discuss trade. EFE/EPA/WILL OLIVER / POOL POOL
WASHINGTON (United States), 09/07/2025.- US President Donald Tru...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (22) ter concluído um acordo comercial com a Indonésia que elimina 99% das barreiras tarifárias do país asiático, ao mesmo tempo em que os EUA aplicarão uma tarifa de 19% sobre os produtos indonésios importados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, o republicano já havia declarado ter concluído acordo com os indonésios, mas a Casa Branca confirmou, em comunicado, que o entendimento foi selado nesta data.

Os EUA e a Indonésia assinaram um acordo comercial que permitirá que a Indonésia seja um mercado aberto para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas americanos, removendo 99% de suas tarifas. Em contrapartida, os EUA venderão produtos fabricados nos EUA para a Indonésia sem tarifas, enquanto a Indonésia aplicará 19% sobre suas importações para os EUA.

Leia também:

O acordo também prevê que a Indonésia fornecerá aos EUA seus “preciosos minerais críticos”, além de assinar grandes contratos, no valor de dezenas de bilhões de dólares, para a compra de aeronaves Boeing, produtos agrícolas americanos e energia americana”, acrescentou o republicano. Trump afirmou que o pacto é “uma vitória enorme” para fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia, trabalhadores, agricultores, pecuaristas e fabricantes americanos.

Ademais dos valores arancelários, o comunicado apresenta compromissos da Indonésia para diminuir obstáculos regulatórios, incluindo a aceitação de certificações americanas e a remoção de exigências locais para produtos dos EUA. Há também avanços previstos em propriedade intelectual e normas para produtos remanufaturados. O texto inclui ainda promessas nas áreas digital, ambiental e trabalhista, com medidas como a liberação da transferência de dados, o combate ao desmatamento ilegal e a proibição da importação de bens produzidos com trabalho forçado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nátaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.