Trump critica repórter durante coletiva na Casa Branca
Na terça-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou uma repórter da ABC de “desagradável” em uma coletiva de imprensa na Casa Branca. A crítica veio após a jornalista questionar se ele orientaria o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a divulgar mais vídeos de operações militares contra suspeitos de tráfico de drogas na Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A repórter mencionou especificamente um ataque ocorrido no Caribe em 2 de setembro, que resultou na morte de 11 pessoas. Trump havia anunciado essa ofensiva em suas redes sociais, afirmando que as Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque militar contra narcoterroristas identificados na área do Comando Sul.
Declarações de Trump sobre o Tren de Aragua
Em sua postagem no Truth Social, Trump destacou que o Tren de Aragua é uma Organização Terrorista Estrangeira designada pelo Departamento de Estado. Ele afirmou que a organização opera sob o controle de Nicolás Maduro e é responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas e atos de violência nos Estados Unidos e no Hemisfério Ocidental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump alertou: “Que isso sirva de alerta para quem pensa em trazer drogas para os Estados Unidos. CUIDADO!” No entanto, autoridades do Departamento de Defesa não apresentaram evidências conclusivas de que os envolvidos no ataque eram membros do Tren de Aragua, e os relatos sobre a operação não conseguiram determinar com precisão a rota pretendida.
O governo dos EUA também considera Maduro e seus aliados como integrantes do alto escalão do Cartel de los Soles, enquanto o regime venezuelano nega qualquer ligação com o tráfico de drogas.
