Trump busca atrair setores industriais de volta aos EUA
Representantes de empresas brasileiras nos Estados Unidos apontam que os argumentos relacionados à criação de empregos no Brasil possuem maior influênci…

A aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros está em consonância com a estratégia do presidente dos EUA, Donald Trump, de retornar a produção industrial para os Estados Unidos, ainda que isso possa resultar em um possível aumento da inflação no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o analista de internacional da CNN, Lourival Sant’Anna, o principal argumento que tem se mostrado eficaz nas negociações com o governo americano é a criação de empregos nos Estados Unidos, e não os possíveis impactos inflacionários das medidas.
Segundo lobistas que defendem interesses de grandes empresas brasileiras em Washington, a vivência da pandemia revelou a fragilidade das cadeias de abastecimento norte-americanas, devido à sua grande dependência de componentes e matérias-primas fabricados em outros países.
Leia também:

A contagem de vítimas fatais aumenta para 28 após ataque da Rússia na capital ucraniana

A França envia alimentos para Gaza por meio de voos

Trump afirma que é “repugnante” o que a Rússia está fazendo com a Ucrânia
Essa situação consolidou a decisão de Trump em fomentar o “reshoring“, ou seja, o retorno de investimentos e da produção industrial para o território dos Estados Unidos.
As negociações relacionadas a produtos como café e carne bovina apresentam dificuldades específicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A administração americana procura instituir tarifas lineares para todos os países, sem exceções, considerando a notável participação do Brasil nesses setores.
Existe, no entanto, um certo otimismo nas negociações com o Brasil, segundo Lourival, principalmente devido às possíveis concessões que o país pode fazer em termos de tarifas.
O Brasil, notório por apresentar um elevado nível de protecionismo comercial, apresenta possibilidades de adequação em suas tarifas.
Contudo, para o governo dos Estados Unidos, a manutenção de um superávit comercial com o Brasil não é relevante nas negociações. O principal objetivo é alcançar um equilíbrio tarifário que, na perspectiva americana, poderia ainda ampliar esse superávit.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)