Trump Critica Dinamarca e Canadá em Discurso no Fórum Econômico Mundial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas à Dinamarca nesta quarta-feira (21), durante seu discurso em Davos. Ele a chamou de “ingrata” por não querer abrir mão da Groenlândia, afirmando que o país deveria uma dívida aos EUA por sua defesa na Segunda Guerra Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump destacou que a Dinamarca não conseguiu se defender da Alemanha, que invadiu o país em apenas seis horas. “Os Estados Unidos foram obrigados a defender a Groenlândia”, lamentou, questionando a decisão de permitir que a Dinamarca mantivesse a ilha. “Mas quão ingratos eles são agora?”, indagou.
Advertências ao Canadá
Além das críticas à Dinamarca, o presidente americano também direcionou suas palavras ao Canadá, sugerindo que o país vizinho deveria ser “mais grato” aos Estados Unidos. Ele mencionou que o Canadá se beneficia de várias regalias oferecidas pelos EUA, mas não demonstra gratidão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump ainda comentou sobre seu plano de construir o sistema de defesa antimíssil “Domo de Ouro”, que, segundo ele, também protegerá o Canadá. O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, foi mencionado por Trump, que afirmou que ele “não foi tão grato” em seu discurso no Fórum Econômico Mundial.
Rivalidade entre Potências
Embora Carney não tenha citado diretamente os Estados Unidos ou Trump, ele fez referência a uma “era de rivalidade entre grandes potências” e à deterioração da ordem baseada em regras. O premiê também se opôs à imposição de tarifas sobre a Groenlândia, uma ameaça feita por Trump.
LEIA TAMBÉM!
Trump finalizou sua fala lembrando que “o Canadá existe graças aos Estados Unidos”, pedindo a Carney que tenha isso em mente em futuras declarações.
