Donald Trump assina ordens executivas que impõem tarifas de 25% sobre semicondutores como H200 da Nvidia e MI325X da AMD. Entenda as implicações!
Na quarta-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou duas ordens executivas que visam impor tarifas sobre determinados semicondutores e se preparar para tarifas sobre minerais essenciais. As tarifas se aplicam a chips importados que não são utilizados internamente para inteligência artificial ou em data centers, mas que são exportados para outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os chips afetados incluem o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD, que estarão sujeitos a uma tarifa de 25% a partir de 15 de janeiro. A ordem, divulgada pela Casa Branca, também menciona que tarifas mais abrangentes sobre semicondutores poderão ser implementadas no futuro, se necessário.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o Representante Comercial, Jamieson Greer, serão encarregados de negociar as tarifas com outros países. A administração Trump também está em conversações com parceiros comerciais para diminuir a dependência dos EUA em relação a terras raras e minerais semelhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casa Branca destacou que os Estados Unidos são totalmente dependentes de importações líquidas para 12 minerais críticos e mais de 50% dependentes de exportações para 29 minerais. O presidente pode estabelecer um preço mínimo para a importação desses minerais, dando aos países um prazo de 180 dias para negociar com os EUA.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.