O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma ter assinado os documentos, sem especificar quais países serão comunicados.
O presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), declarou na sexta-feira (4.jul.2025) que enviou cartas a 12 países para comunicar as tarifas que pretende aplicar aos seus produtos. Os documentos serão remetidos na segunda-feira (7.jul).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump afirmou aos jornalistas a bordo da Air Force One que assinou algumas cartas e serão enviadas na segunda-feira (7 de julho), provavelmente no dia 12, sem informar quais países receberão os documentos. As informações são da agência Reuters.
A previsão inicial era que as cartas fossem enviadas na sexta-feira (4 de julho), porém o prazo foi alterado sem justificativa. A data é feriado nos Estados Unidos, o Dia da Independência.
O prazo finalizado pelo republicano para negociar um acordo que impeça a aplicação de tarifas alfandegárias adicionais é na quarta-feira (9.jul). Ele afirma que essas tarifas podem variar de 10% a 70%.
Em entrevista à Fox News divulgada em 29 de junho, Trump declarou que não seria necessário adiar a data de 9 de julho. “Eu poderia [prorrogar], sem grandes problemas, mas não acho que seja preciso”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump estabeleceu uma taxa de 10% em abril sobre os produtos de diversos parceiros comerciais dos EUA. Contudo, o republicano decretou uma suspensão das tarifas adicionais para iniciar negociações que, até o momento, resultaram em acordos com o Reino Unido e Vietnã.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.