Trump anuncia suspensão de tarifa sobre café do Vietnã em novo acordo comercial

Casa Branca anuncia que Estados Unidos e Vietnã concluirão acordo comercial nas próximas semanas.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Acordo Comercial entre EUA e Vietnã Inclui Café

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (27) que o café está entre os produtos que poderão ser beneficiados por um novo acordo comercial com o Vietnã, que isentaria o produto de uma tarifa de 20%. “Queremos reduzir um pouco a tarifa sobre o café”, afirmou Trump aos repórteres a bordo do Air Force One, enquanto se dirigia a Tóquio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump também mencionou a possibilidade de visitar o Vietnã, que é o maior produtor de café robusta. A Casa Branca informou no domingo (26) que os EUA e o Vietnã estão finalizando um acordo comercial que, nas próximas semanas, manterá as tarifas de 20% sobre a maioria dos produtos vietnamitas, mas suspenderá as taxas sobre algumas mercadorias.

Decisão sobre Produtos a Serem Isentos

A lista de produtos que poderão ter a tarifa suspensa será definida em um momento posterior, conforme comunicado das duas nações. A isenção da tarifa para o café vietnamita poderia aumentar sua competitividade em relação ao café brasileiro, que enfrenta uma tarifa de 50% para entrar nos EUA, embora a maioria das exportações brasileiras seja da variedade arábica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, entidades do setor cafeeiro brasileiro expressaram otimismo em relação a uma solução favorável para a questão das tarifas. O Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) destacou a disposição de ambos os governos em avançar nas discussões sobre as tarifas que impactam a competitividade do café brasileiro nos EUA.

Expectativas do Setor Cafeeiro

O Cecafé ressaltou que as tarifas atuais geram inflação para os consumidores americanos e ameaçam a participação do Brasil no maior mercado importador e consumidor de café do mundo. Os EUA são os principais importadores do café brasileiro.

LEIA TAMBÉM!

“Diante desse cenário, o Cecafé aguarda resultados concretos para a isenção das tarifas aplicadas ao setor do café, o que ajudará a reduzir a pressão inflacionária sobre o produto no mercado dos EUA e fortalecerá a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva brasileira”, afirmou o Cecafé.

Nesta segunda-feira, Lula afirmou que Trump “garantiu” durante a reunião entre os dois líderes no domingo que os países chegarão a um acordo sobre o comércio.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Sair da versão mobile