O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, organizará uma “grande reunião” na quarta-feira, 27, sobre planos para Gaza após a guerra, anunciou seu enviado especial Steve Witkoff.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Temos uma grande reunião na Casa Branca amanhã, presidida pelo presidente, e trata-se de um plano muito completo que estamos elaborando para o dia seguinte”, disse Witkoff em entrevista nesta terça-feira 26 à Fox News, sem dar mais detalhes.
Havia sido perguntado se existia um plano para o dia seguinte em Gaza, em referência ao término da guerra de Israel no território palestino, que teve início em outubro de 2023.
LEIA TAMBÉM!
Trump surpreendeu o mundo no início deste ano ao sugerir que os Estados Unidos deveriam assumir o controle da Faixa de Gaza, remover seus dois milhões de habitantes e construir edifícios à beira-mar.
O líder do governo republicano afirmou que os Estados Unidos removeriam os destroços e as bombas não explodidas e transformariam Gaza em “Realeza do Oriente Médio”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez elogios à proposta, que recebeu críticas severas de diversos países europeus e árabes.
Witkoff não especificou o plano que apresentou nesta terça-feira, mas declarou acreditar que as pessoas perceberiam sua solidez e boas intenções.
O conflito em Gaza teve início com o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, resultando na morte de 1.219 indivíduos, predominantemente civis, conforme relatório da AFP com base em dados oficiais.
A ofensiva de retaliação de Israel resultou em pelo menos 62.819 mortos, na maioria civis, conforme dados do Ministério da Saúde de Gaza, sob controle do Hamas, que as Nações Unidas consideram confiáveis.
Fonte por: Carta Capital