Donald Trump anuncia novas tarifas com exceções para Canadá, México e América Latina! Descubra os detalhes polêmicos e as reações de líderes como Doug Ford!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas em resposta à decisão da Suprema Corte na sexta-feira, 20 de maio de 2026. Este novo conjunto de tarifas inclui exceções para importações do Canadá, México e de alguns outros países da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No sábado, 21 de maio de 2026, Trump se manifestou na rede social Truth Social, afirmando que as tarifas foram aumentadas em desacordo com as taxas que ele havia imposto anteriormente sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).
Uma declaração da Casa Branca, divulgada junto ao anúncio, esclarece que as importações cobertas pelo acordo entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA) estão protegidas das novas tarifas. Além disso, artigos têxteis e de vestuário da República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Nicarágua também estão isentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras exceções incluem isenções para veículos de passageiros, produtos agrícolas, eletrônicos e certos metais e minerais. Contudo, isso não significa que México e Canadá estejam completamente livres de tarifas.
Alguns produtos que estão isentos do novo imposto de 15% já enfrentam tarifas impostas por Trump por questões de segurança nacional, conforme a Seção 232. Isso inclui impostos sobre madeira, aço, alumínio, carros e autopeças.
Na sexta-feira, 20 de maio de 2026, o premiê de Ontário, Doug Ford, que frequentemente se envolve em disputas comerciais com Trump, declarou que continuará “lutando até que a última tarifa contra o Canadá seja retirada”.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.