O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, caso Teerã tente retomar o funcionamento das instalações nucleares, ordenará novos ataques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump proferiu a ameaça durante uma conversa com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em seu resort de golfe Turnberry, na costa oeste da Escócia.
O Irã, que nega estar tentando desenvolver uma arma nuclear, insiste que não abandonará o enriquecimento doméstico de urânio, apesar dos ataques a três instalações nucleares – Fordow, Isfahan e Natanz.
LEIA TAMBÉM!
Trump declarou que o Irã está emitindo “sinais desfavoráveis” e que qualquer tentativa de retomar o programa nuclear será prontamente interrompida.
“Nós eliminamos suas opções nucleares. Eles podem recomeçar. Se fizerem isso, nós destruiremos tudo muito mais rápido do que vocês conseguem acusar”, afirmou Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou nesta segunda-feira (28) que Teerã está plenamente consciente do impacto do que ele classificou como agressão americano-israelense em ambos os lados e advertiu que qualquer repetição de tais ações resultaria em uma resposta contundente.
“Se a agressão se repetir, não hesitaremos em reagir de forma mais decisiva e de maneira que não poderá ser ignorada.”
Os Estados Unidos realizaram ataques no mês passado contra instalações nucleares iranianas, que, de acordo com Washington, estavam envolvidas em um programa destinado ao desenvolvimento de armas nucleares. Teerã alega que seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis.
Fonte por: CNN Brasil