Trump afirma que universidades americanas enfrentariam dificuldades sem estudantes chineses
O dirigente norte-americano propôs a admissão de 600 mil estudantes como parte das tratativas com Pequim.
O presidente dos EUA, Donald Trump, pareceu retroceder nos planos de seu governo de revogar os vistos para estudantes chineses, uma medida que, segundo ele, se justifica em um momento em que as relações com a China “melhoraram”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder americano propôs que 600 mil estudantes universitários chineses pudessem ingressar no país como parte das negociações com a China.
Em maio deste ano, o Secretário de Estado Marco Rubio anunciou a revogação de vistos para estudantes chineses, uma escalada de tensões com Pequim e um revés para as instituições de ensino superior americanas. O projeto enfrentou forte oposição da China na ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, Trump pareceu alterar sua posição: “Estamos indo muito bem com a China e eu estou me dando muito bem com o presidente Xi Jinping. É muito ofensivo afirmar que estudantes não podem vir para cá.”
Trump afirmou que declarou ao presidente chinês, Xi Jinping, que está “honrado” por ter estudantes chineses nos EUA.
Leia também:
Sagrada Família se torna a igreja mais alta do mundo com cruz de 7,25 metros instalada
Rei Charles III retira título de príncipe de Andrew e gera repercussão sobre abuso sexual
Conflito em Gaza: Israel Intensifica Bombardeios e Deixa Mortos em Quarto Dia de Ataques
A China é o país de origem de quase um quarto dos estudantes internacionais no ensino superior nos Estados Unidos, e estudantes chineses e outros estudantes internacionais são responsáveis por uma fonte considerável de receita para faculdades e universidades.
Trump pareceu indicar que a suposta revogação se deve à melhora nas relações EUA-China: “Estamos nos saindo muito bem com a China. É um relacionamento diferente do que tínhamos. … Eles nos respeitam novamente. Eu os respeito. A relação é muito boa.”
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












