O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (30) que não estava conversando com o Irã e não estava fornecendo “nada” ao país, e repetiu sua alegação de que os EUA haviam “OBRIGADO TOTALMENTE” a destruição das instalações nucleares de Teerã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sua plataforma, Trump escreveu em uma publicação: “Informe ao falso senador democrata Chris Coons que não estou oferecendo NADA ao Irã, diferentemente de Obama, que pagou a eles bilhões de dólares no estúpido ‘caminho para um JCPOA de armas nucleares’ (que agora estaria expirado!), e não estou falando com eles já que nós OBLITERAMOS totalmente suas instalações nucleares.”
Na sexta-feira (27), o presidente dos Estados Unidos negou reportagens da mídia que alegavam que seu governo havia considerado a possibilidade de fornecer a Irã até US$ 30 bilhões para financiar um programa nuclear com fins de produção de energia.
LEIA TAMBÉM!
Teerã e Washington têm conduzido conversas indiretas desde abril, buscando uma nova solução diplomática para o programa nuclear iraniano.
O governo declara que seu plano é pacífico, ao passo que os Estados Unidos afirmam desejar assegurar que o Irã não possa desenvolver uma arma nuclear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, Trump anunciou um acordo de cessar-fogo entre Israel, aliado dos Estados Unidos, e o Irã, visando interromper um conflito iniciado em 13 de junho, com um ataque israelense ao Irã.
O desentendimento entre as nações do Oriente Médio acendeu sinais de alerta em uma área já instável, a partir do início da guerra israelense em Gaza, em outubro de 2023.
Fonte por: CNN Brasil