Trump afirma que o julgamento de Bolsonaro deve terminar “imediatamente”

Republicano denuncia no Twitter que o governo brasileiro pratica censura.

18/07/2025 2:38

2 min de leitura

(Mar a Lago - Flórida, 07/03/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro cumprimenta o Senhor Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Foto: Alan Santos/PR
(Mar a Lago - Flórida, 07/03/2020) Presidente da República Jair ...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou que o processo judicial do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “deveria ser encerrado imediatamente”, conforme comunicado em publicação nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump afirmou que o sistema está contra Bolsonaro. Expressou preocupação com os “ataques à liberdade de expressão” no Brasil e nos EUA pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e solicitou à administração petista que “pare de atacar oponentes políticos e encerre seu ridículo regime de censura”.

Leia também:

Esta é a sexta vez que Trump defende o ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da 1ª Turma do STF que o investiga por tentativa de golpe de Estado. O republicano declarou que o ex-presidente brasileiro foi um líder respeitado e que serviu bem ao país. Na terça-feira (15.jul), Trump havia afirmado que Bolsonaro não é seu amigo.

O argumento de perseguição contra Bolsonaro é utilizado pelo presidente norte-americano para aumentar as tarifas de importações brasileiras. Na carta publicada nesta quinta-feira (17.jul), o chefe da Casa Branca declarou que expressou sua indignação com o processo “tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump aumentou em 8 de julho as tarifas comerciais para o Brasil para 50%. A taxa inicial, divulgada no decreto de 2 de abril, era de 10%, além de aduaneiras complementares de 25% para aço e alumínio. A nova medida terá início em 1º de agosto.

O republicano justificou o aumento mencionando a “caça às bruxas” contra Bolsonaro e solicitou à Justiça brasileira “deixar em paz” o ex-presidente. Em carta dirigida a Lula, o presidente dos EUA declarou que o julgamento “não deveria estar ocorrendo”.

Segue a íntegra da carta:

Prezado Senhor Bolsonaro:

Observo o sofrimento que você está enfrentando devido a um sistema desigual contra você. Esse julgamento precisa ser anulado. Não me surpreende vê-lo em primeiro lugar nas pesquisas, pois você foi um líder respeitado e forte que serviu com dedicação ao seu país.

Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto.

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.