Trump Comenta Acordo de Paz entre Israel e Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o acordo de paz entre Israel e Gaza não teria sido alcançado sem os bombardeios às instalações nucleares do Irã. Ele acredita que o país do Oriente Médio está preparado para firmar seu próprio acordo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Mesmo para o Irã, cujo regime causou tantas mortes na região, a mão da amizade e da cooperação está estendida: estou dizendo que eles desejam fazer um acordo”, declarou Trump em um discurso no Parlamento de Israel. “Mesmo que afirmem: ‘Não queremos fazer um acordo’, posso garantir que eles querem”, continuou.
Trump ressaltou que “não há nada que beneficie mais esta parte do mundo e os líderes do Irã do que renunciar ao terrorismo, parar de ameaçar vizinhos, interromper o financiamento a grupos militantes e, finalmente, reconhecer o direito de Israel à existência”. Ele acrescentou: “Estamos prontos quando vocês estiverem, e essa será a melhor decisão que o Irã já tomou, e isso vai acontecer.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operação Martelo da Meia-Noite
Em junho, o governo Trump deu início à “Operação Martelo da Meia-Noite”, que bombardeou três instalações nucleares iranianas, resultando, segundo o presidente, em “obliteração”. Trump também creditou a Israel por enfraquecer as capacidades nucleares do Irã através da Operação Leão Ascendente, que visou seu programa nuclear e líderes militares de alto escalão.
“Juntos, evitamos que o principal patrocinador do terrorismo obtivesse as armas mais perigosas do mundo”, afirmou Trump. Ele ainda comentou sobre a importância do acordo atual, dizendo que, se não fosse pelas ações tomadas, “haveria uma nuvem negra sobre este acordo, e ele não aconteceria, pois as outras nações árabes e muçulmanas não se sentiriam confortáveis em firmar o acordo que temos agora”, enquanto Netanyahu concordava.
LEIA TAMBÉM!
Trump concluiu: “Se houvesse armas nucleares em larga escala nas mãos do Irã, não poderíamos estar aqui hoje. Tiramos uma grande nuvem do Oriente Médio e de Israel.”
