O presidente dos EUA defendeu que a operação resultou na “destruição total” das capacidades nucleares do Irã, após a divulgação de um documento do servi…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta quarta-feira (25) que os ataques americanos ocasionaram a “destruição total” dos potenciais recursos nucleares do Irã, após a publicação de um relatório da agência de inteligência que levanta dúvidas sobre a eficácia das operações. Ao se juntar à campanha militar israelense que teve início em 13 de junho, Trump determinou no domingo anterior o ataque a três instalações nucleares estratégicas do Irã: Natanz, Fordo – situada em grande profundidade, sob uma montanha – e Isfahan.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo de Israel, como o de outros, é desmantelar o programa nuclear iraniano, que, segundo suspeitam as potências ocidentais, apesar das negativas de Teerã, tem o objetivo de desenvolver a bomba atômica.
Na terça-feira, no entanto, a imprensa americana publicou um relatório preliminar dos serviços de inteligência que afirma que os ataques atrasaram o programa nuclear iraniano por alguns meses, sem conseguir destruí-lo.
De acordo com fontes próximas ao relatório da Agência de Inteligência de Defesa (DIA), citadas pela imprensa, os ataques de domingo não conseguiram destruir totalmente as centrífugas, nem os estoques de urânio enriquecido da República Islâmica. Em vez disso, os ataques impediram o funcionamento de algumas usinas, sem comprometer as instalações subterrâneas, conforme o relatório.
Trump comentou sobre o assunto nesta quarta-feira em Haia, onde participa de uma reunião de cúpula da Otan que está prestes a aprovar um aumento histórico em seus gastos militares, conforme ele exige. “Acredito que (as instalações) foram totalmente destruídas. E acredito que não conseguiram retirar nada, porque atuamos rapidamente”, declarou o presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma certa reserva, Trump indicou que também espera pelas conclusões da inteligência de Israel, que já havia atacado as instalações nucleares iranianas. “Acho que Israel nos informará muito em breve, porque ‘Bibi’ (Netanyahu, o primeiro-ministro) tem pessoas ocupadas com isso”, afirmou.
Ele afirmou que os ataques de Washington no domingo causaram um atraso de “décadas” do programa nuclear de Teerã. Além disso, declarou que a frágil trégua entre Irã e Israel, que anunciou na terça-feira, após 12 dias de ataques entre os dois países, está “funcionando muito bem” no momento.
Com informações da AFP
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.