Trump afirma que acordo comercial com Canadá será “muito difícil”

O presidente dos Estados Unidos declarou que a decisão de Ottawa de reconhecer o Estado da Palestina prejudica as negociações.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou a disputa comercial com o Canadá um dia antes do término do prazo de 1º de agosto para um acordo tarifário, afirmando que seria “muito difícil” alcançar um acordo após o país ter apoiado a criação de um Estado palestino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump deverá aplicar uma tarifa de 35% sobre todos os produtos canadenses não abrangidos pelo acordo comercial EUA-México-Canadá caso os dois países não alcancem um acordo dentro do prazo.

“Uau! O Canadá acabou de anunciar que apoia a criação de um Estado para a Palestina. Isso tornará muito difícil para nós fecharmos um acordo comercial com eles”, disse Trump no Truth Social.

LEIA TAMBÉM!

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, declarou anteriormente que as negociações tarifárias com Washington foram construtivas, porém as negociações podem não ser concluídas dentro do prazo. As negociações entre os dois países estavam em uma fase intensa, acrescentou, mas um acordo que removesse todas as tarifas americanas era improvável.

Os Estados Unidos têm o Canadá como o segundo maior parceiro comercial, logo após o México, e o maior consumidor de exportações americanas. Em 2023, o país adquiriu 349,4 bilhões de dólares em produtos americanos e exportou 412,7 bilhões de dólares para os EUA, conforme informações do US Census Bureau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Canadá também é o principal fornecedor de aço e alumínio para os Estados Unidos, além de lidar com tarifas sobre metais e exportações de veículos.

Em dezembro passado, o governo de Carney rejeitou um imposto previsto sobre serviços digitais, voltado para empresas de tecnologia dos EUA, após Trump cancelar repentinamente as negociações comerciais, afirmando que a medida representava um “ataque flagrante”.

O Primeiro-Ministro anunciou na quarta-feira (30) que seu país planeja reconhecer o Estado da Palestina em uma cúpula das Nações Unidas, prevista para setembro.

Carney, ao anunciar a decisão, abordou a situação local, incluindo a escassez de alimentos em Gaza.

O Canadá condena o ocorrido, com o governo israelense tendo permitido que uma catástrofe se verificasse em Gaza.

Israel e os Estados Unidos, o principal aliado de Israel, recusaram os comentários de Carney.

A equipe de Carney não respondeu prontamente ao pedido de comentário sobre a publicação de Trump.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile