Trump afirma que a China não invadirá Taiwan enquanto ele estiver no cargo
O segundo líder dos EUA afirmou que o presidente chinês ofereceu uma garantia durante uma ligação.

Donald Trump declarou na sexta-feira (17) que o presidente da China, Xi Jinping, garantiu que não lançará um ataque a Taiwan enquanto o republicano estiver no cargo de presidente dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump proferiu declarações em uma entrevista à Fox News, antecedendo o encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acerca da guerra na Ucrânia.
“Gostaria de dizer que existe algo muito semelhante ao presidente Xi, da China, e Taiwan, mas não acredito que isso vá acontecer de forma alguma enquanto eu estiver aqui. Veremos”, afirmou Trump durante a entrevista.
Leia também:

Explosão registrada em centro eleitoral de candidato de esquerda na Bolívia

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” avançam para o segundo turno nas eleições bolivianas, de acordo com as preliminares

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam a presidência da Bolívia em 19 de outubro
Ele me disse: “Nunca farei isso enquanto você for presidente”. O presidente Xi me disse isso, e eu respondi: “Bem, eu agradeço”, mas ele também disse: “Eu sou muito paciente, e a China é muito paciente”.
Trump e Xi realizaram sua primeira ligação confirmada referente ao segundo mandato presidencial do norte-americano em junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump também afirmou, em abril, que Xi o contatou telefonicamente, sem indicar a data exata da conversa.
A China considera Taiwan como seu próprio território e tem assegurado que a reunificação com a ilha democrática ocorrerá por meio da força, caso seja necessário. Taiwan se opõe veementemente às reivindicações de soberania da China.
A embaixada chinesa em Washington considerou, na sexta-feira, o tema de Taiwan como a questão mais importante e delicada nas relações entre a China e os Estados Unidos.
O governo dos EUA deve seguir o princípio de “Uma Só China” e os três comunicados conjuntos, tratar as questões relacionadas a Taiwan com prudência e proteger seriamente as relações China-EUA e a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, afirmou o porta-voz da embaixada, Liu Pengyu, em um comunicado.
Washington é o principal fornecedor de armas e apoiador internacional de Taiwan, contudo, os Estados Unidos, como a maioria dos países, não possuem laços diplomáticos formais com a ilha.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)