O presidente dos Estados Unidos declarou que não toleraria a retomada do programa nuclear por parte de Teerã.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (4) que o Irã recusou as inspeções de seu programa nuclear e a chance de interromper o enriquecimento de urânio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele informou aos jornalistas a bordo da Air Force One que considerava que o programa nuclear de Teerã havia enfrentado um impedimento definitivo, ainda que o Irã pudesse retomá-lo em outro local.
O presidente Trump afirmou que conversaria com o Irã e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante sua visita à Casa Branca na segunda-feira (7).
“Eu diria que o atraso é permanente”, declarou Trump ao se deslocar para Nova Jersey após uma celebração do Dia da Independência na Casa Branca. “Acho que eles teriam que iniciar em um local diferente. E se eles iniciassem, seria um problema.”
Trump afirmou que não toleraria que Teerã recuperasse seu programa nuclear, mencionando que membros do Irã expressaram o desejo de se reunirem com ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência de vigilância nuclear da ONU anunciou na sexta-feira a retirada de seus últimos inspetores do Irã.
Estados Unidos e Israel alegam que o Irã estava ampliando o enriquecimento de urânio com o objetivo de desenvolver armas nucleares. Teerã mantém que seu programa nuclear tem fins pacíficos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.