Trump afirma desejar um encontro com Kim Jong-un, da Coreia do Norte
O presidente dos Estados Unidos se encontrou com o presidente da Coreia do Sul na segunda-feira (25) na Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un em 2019 e que está disposto a iniciar novas negociações comerciais com a Coreia do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quero me encontrar com ele neste ano”, declarou Trump a jornalistas na Sala Oval ao receber o novo presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, na Casa Branca. “Estou ansioso para me reunir com Kim Jong-un em um momento oportuno.”
Trump e Lee realizaram seu primeiro encontro sob tensão. O presidente dos EUA criticou a Coreia do Sul nas redes sociais horas antes do encontro, mas depois se retratou.
Leia também:

Torre Eiffel assume cores da Ucrânia na celebração do seu Dia da Independência

JD Vance afirma que a Rússia ofereceu “acordos importantes” sobre a Ucrânia

Tufão Kajiki causa evacuação de 600 mil pessoas no Vietnã
Apesar de terem formalizado um acordo comercial em julho, que reduziu as tarifas sobre as exportações sul-coreanas para os Estados Unidos, as partes ainda debatem questões como energia nuclear, gastos militares e os detalhes de um investimento de US$350 bilhões em investimentos sul-coreanos nos Estados Unidos.
Kim Jong-un assegurou que intensificaria o programa nuclear da Coreia do Norte e criticou os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Ao final do fim de semana, o líder norte-coreano acompanhou o teste de lançamento de novos sistemas de defesa aérea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a posse do presidente americano em janeiro, Kim Jong-un tem desconsiderado os reiterados apelos de Trump para retomar o diálogo direto.
Durante a visita à Casa Branca, Lee Jae Myung comentou sobre golfe e elogiou a decoração e o trabalho de pacificação do presidente republicano. Anteriormente, declarou ter lido o livro de memórias do presidente de 1987, “Donald Trump: A Arte da Negociação”.
O sul-coreano encorajou Trump a interagir com a Coreia do Norte.
Espero que você possa trazer paz à Península Coreana, a única nação dividida do mundo, para que possa se reunir com Kim Jong-un, construir um complexo imobiliário na Coreia do Norte para que eu possa jogar golfe lá e para que você possa realmente desempenhar um papel de pacificador histórico mundial, disse Lee, em coreano.
A economia da Coreia do Sul é fortemente dependente dos Estados Unidos, que asseguram sua segurança com o envio de tropas e dissuasão nuclear. Trump descreveu Seul como uma “máquina de dinheiro” que se beneficia da proteção militar americana.
Trump pressiona a Coreia do Sul em relação ao acordo comercial firmado e sobre uma série de questões relacionadas à aliança militar dos países.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)