Trump Reconhece Informações Incorretas em Telefone com Primeiro-Ministro Britânico
No último fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, que recebeu “informações incorretas” sobre o envio de tropas europeias para a Groenlândia, conforme relatado por um alto funcionário britânico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana anterior, diversos países europeus membros da Otan anunciaram o envio de pequenos contingentes de soldados para a Groenlândia, com o objetivo de participar de exercícios conjuntos com a Dinamarca. Essa movimentação gerou descontentamento por parte de Trump.
A CNN entrou em contato com a Casa Branca para obter um comentário sobre a conversa, mas ainda aguarda uma resposta. Um funcionário dinamarquês informou à CNN que o envio de tropas foi previamente comunicado e coordenado dentro das estruturas militares existentes na Europa e nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tensões na Aliança da Otan
Nos últimos dias, vários diplomatas europeus expressaram à CNN sua surpresa com a rápida escalada das tensões entre os Estados Unidos e a aliança da Otan. O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, destacou que há uma “divergência fundamental” entre os EUA e a Europa em relação à Groenlândia.
A declaração de Rasmussen ocorreu após uma reunião em Washington, que contou com a presença da ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e do vice-presidente JD Vance. Durante conversas privadas, autoridades dinamarquesas e groenlandesas relataram que, embora suas preocupações tenham sido ouvidas, não houve concessões por parte dos representantes americanos.
LEIA TAMBÉM!
Apesar das tensões, os diplomatas acreditam que a criação de um grupo de trabalho de alto nível sobre a Groenlândia pode proporcionar uma oportunidade para que as partes continuem o diálogo.
