Trump acredita em acordo com Cuba
No último domingo (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua crença de que um acordo com Cuba pode ser alcançado, considerando a pressão econômica que Washington exerce sobre a ilha comunista. “Acho que vamos chegar a um acordo com Cuba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O país está em uma situação difícil e enfrenta um problema humanitário”, afirmou Trump.
Na semana anterior, o presidente americano anunciou que os EUA deixariam de fornecer petróleo a Cuba, aumentando as tensões entre os dois países. Essa decisão ocorreu após uma operação contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro, aliado de Cuba, no início de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, a Venezuela era responsável por cerca de um terço das necessidades diárias de petróleo da ilha, mas o fornecimento caiu drasticamente devido ao bloqueio imposto pelos EUA.
Pressão sobre Havana
Impulsionado pela captura de Maduro pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, Trump declarou que “Cuba vai fracassar muito em breve”. Ele destacou que a Venezuela, que antes era a principal fornecedora de petróleo para Cuba, não tem enviado recursos à ilha recentemente.
LEIA TAMBÉM!
Durante seu segundo mandato, Trump tem utilizado ameaças tarifárias como uma ferramenta de política externa. Ele sugeriu que Washington não possui autoridade moral para impor um acordo à Cuba, mesmo após a queda de Maduro.
