Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Tribunal Supremo autoriza desligamentos em larga escala de Trump em agências federais

Tribunal Supremo autoriza desligamentos em larga escala de Trump em agências federais

O Judiciário determinou o fim de decisão judicial que restringia a reorganização de agências federais prevista durante a campanha presidencial.

Por: Júlia Mendes

08/07/2025 18:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu uma ordem judicial que impedia o presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), de implementar cortes em massa no funcionalismo público federal. A decisão possibilita que o governo retome seus planos de reestruturação e redução de agências federais, o que pode impactar centenas de milhares de empregos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Reuters reportou que o Tribunal, em uma decisão não assinada, provavelmente concordaria com o argumento do governo Trump de que seu decreto era legal. Dentre os nove juízes da Suprema Corte, a juíza Ketanji Brown Jackson expressou publicamente sua discordância com a suspensão.

A juíza declarou que a “preservação temporária, prática e redutora de danos do status quo não foi equânime para o entusiasmo demonstrado por este tribunal em autorizar as ações legalmente questionáveis deste presidente em caráter de emergência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão suspende, em particular, a ordem proferida em 22 de maio pela juíza Susan Illston, do Tribunal Distrital de São Francisco, que havia impedido as chamadas “reduções de força” durante o curso do processo judicial relacionado ao caso.

A juíza determinou que Trump ultrapassou sua autoridade ao ordenar a redução, em concordância com um grupo de sindicatos, organizações sem fins lucrativos e governos locais que questionaram o governo. Em sua decisão, ela escreveu: “Como a história demonstra, o presidente pode reestruturar amplamente as agências federais apenas quando autorizado pelo Congresso”.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Revela Calendário de Pagamentos 2026: Datas e Benefícios Acima de R$ 1.518!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Liar Game”: Novo Trailer e Pôster Revelam Vozes de Protagonistas e Equipe Estrela!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Revela Cronograma de Pagamentos 2026: Calendário Detalhado para Aposentados e Pensionistas!

A iniciativa de reorganização governamental teve início em fevereiro, quando Trump emitiu um decreto que descreveu o que ele chamou de “transformação crítica da burocracia federal”. O documento orientava as agências a se prepararem para uma reforma com o objetivo de reduzir a força de trabalho federal e eliminar departamentos e programas aos quais o governo se opunha.

As reduções de pessoal estavam previstas para vários departamentos federais, como Agricultura, Comércio, Saúde, Serviços Humanos, Estado, Tesouro e Assuntos de Veteranos.

O Doge (Departamento de Eficiência Governamental), antes liderado pelo bilionário Elon Musk, tem desempenhado um papel fundamental nessa medida.

O Tribunal de Apelações do 9º Circuito, com sede em São Francisco, recusou em 30 de maio de 2025, por margem de 2 votos a 1, o pedido do governo para suspender a decisão da juíza Ilston. O Tribunal declarou que o governo não apresentou evidências de que sofreria um prejuízo irreparável se a ordem da juíza permanecesse válida.

Essa decisão levou o Departamento de Justiça a solicitar à Suprema Corte, em 2 de junho, a suspensão da ordem. No documento enviado à Suprema Corte, o Departamento de Justiça argumentou que controlar o pessoal das agências federais está no cerne da autoridade do presidente.

O documento declarou que a Constituição não estabelece uma presunção a favor do controle presidencial sobre a equipe da agência, e o presidente não necessita de autorização especial do Congresso para exercer os poderes centrais previstos no Artigo 2º [da Constituição].

Os autores da ação solicitaram à Suprema Corte que rejeitasse o pedido do Departamento de Justiça. Eles argumentaram que permitir que ao governo Trump prosseguisse com a “reorganização acelerada” implicaria que “programas, escritórios e funções em todo o governo federal seriam abolidos, as agências seriam radicalmente reduzidas em relação ao que o Congresso autorizou, serviços governamentais críticos seriam perdidos e centenas de milhares de funcionários federais perderiam seus empregos”.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
agências federaisautoridade presidencialConstituiçãocortes de empregoredução de pessoalreestruturação governamentalSuprema CorteTrump
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Educação

Transformações na Educação Brasileira em 2025: Proibição de Celulares e Integração da IA

19/12/2025 16:11 | 2 min de leitura

● Indicação de Jorge Messias ao STF tem rejeição menor que a de Cristiano Zanin, revela pesquisa!

19/12/2025 16:15 | 1 min de leitura

● Donald Trump anuncia os inéditos Jogos Patrióticos na Casa Branca para celebrar 250 anos dos EUA!

19/12/2025 16:38 | 1 min de leitura

● Mega da Virada 2025 pode surpreender e ultrapassar R$ 1 bilhão; saiba como!

19/12/2025 16:42 | 2 min de leitura

● Vasco confirma lesão grave de Mateus Carvalho e desfalca time na final contra o Corinthians!

19/12/2025 16:27 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!