Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Tribunal Supremo autoriza desligamentos em larga escala de Trump em agências federais

Tribunal Supremo autoriza desligamentos em larga escala de Trump em agências federais

O Judiciário determinou o fim de decisão judicial que restringia a reorganização de agências federais prevista durante a campanha presidencial.

Por: Júlia Mendes

08/07/2025 18:43

3 min de leitura

Tribunal Supremo autoriza desligamentos em larga escala de Trump em agências federais
(Imagem de reprodução da internet).

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu uma ordem judicial que impedia o presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), de implementar cortes em massa no funcionalismo público federal. A decisão possibilita que o governo retome seus planos de reestruturação e redução de agências federais, o que pode impactar centenas de milhares de empregos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Reuters reportou que o Tribunal, em uma decisão não assinada, provavelmente concordaria com o argumento do governo Trump de que seu decreto era legal. Dentre os nove juízes da Suprema Corte, a juíza Ketanji Brown Jackson expressou publicamente sua discordância com a suspensão.

A juíza declarou que a “preservação temporária, prática e redutora de danos do status quo não foi equânime para o entusiasmo demonstrado por este tribunal em autorizar as ações legalmente questionáveis deste presidente em caráter de emergência”.

Leia também:

Blog post image

Bolsonaro comete erro ao escutar radicais, afirma Janaina Paschoal

Blog post image

Luiz Inácio Lula da Silva e outros políticos expressaram condolências pelo falecimento de Preta Gil

Blog post image

Lindbergh solicita que BC investigue câmbios realizados anteriormente à alta taxa americana

A decisão suspende, em particular, a ordem proferida em 22 de maio pela juíza Susan Illston, do Tribunal Distrital de São Francisco, que havia impedido as chamadas “reduções de força” durante o curso do processo judicial relacionado ao caso.

A juíza determinou que Trump ultrapassou sua autoridade ao ordenar a redução, em concordância com um grupo de sindicatos, organizações sem fins lucrativos e governos locais que questionaram o governo. Em sua decisão, ela escreveu: “Como a história demonstra, o presidente pode reestruturar amplamente as agências federais apenas quando autorizado pelo Congresso”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa de reorganização governamental teve início em fevereiro, quando Trump emitiu um decreto que descreveu o que ele chamou de “transformação crítica da burocracia federal”. O documento orientava as agências a se prepararem para uma reforma com o objetivo de reduzir a força de trabalho federal e eliminar departamentos e programas aos quais o governo se opunha.

As reduções de pessoal estavam previstas para vários departamentos federais, como Agricultura, Comércio, Saúde, Serviços Humanos, Estado, Tesouro e Assuntos de Veteranos.

O Doge (Departamento de Eficiência Governamental), antes liderado pelo bilionário Elon Musk, tem desempenhado um papel fundamental nessa medida.

O Tribunal de Apelações do 9º Circuito, com sede em São Francisco, recusou em 30 de maio de 2025, por margem de 2 votos a 1, o pedido do governo para suspender a decisão da juíza Ilston. O Tribunal declarou que o governo não apresentou evidências de que sofreria um prejuízo irreparável se a ordem da juíza permanecesse válida.

Essa decisão levou o Departamento de Justiça a solicitar à Suprema Corte, em 2 de junho, a suspensão da ordem. No documento enviado à Suprema Corte, o Departamento de Justiça argumentou que controlar o pessoal das agências federais está no cerne da autoridade do presidente.

O documento declarou que a Constituição não estabelece uma presunção a favor do controle presidencial sobre a equipe da agência, e o presidente não necessita de autorização especial do Congresso para exercer os poderes centrais previstos no Artigo 2º [da Constituição].

Os autores da ação solicitaram à Suprema Corte que rejeitasse o pedido do Departamento de Justiça. Eles argumentaram que permitir que ao governo Trump prosseguisse com a “reorganização acelerada” implicaria que “programas, escritórios e funções em todo o governo federal seriam abolidos, as agências seriam radicalmente reduzidas em relação ao que o Congresso autorizou, serviços governamentais críticos seriam perdidos e centenas de milhares de funcionários federais perderiam seus empregos”.

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
agências federaisautoridade presidencialConstituiçãocortes de empregoredução de pessoalreestruturação governamentalSuprema CorteTrump
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Outros Esportes

As atletas da WNBA, principal liga de basquete feminino, exigem salários mais altos no Jogo das Estrelas: “Paguem o que nos devem”

20/07/2025 23:05 | 1 min de leitura

● Antigos parceiros de Preta Gil se despedem após morte da cantora

20/07/2025 23:01 | 2 min de leitura

● Bolsonaro comete erro ao escutar radicais, afirma Janaina Paschoal

20/07/2025 22:59 | 3 min de leitura

● A artista estava se recuperando quando apresentou uma piora em seu estado de saúde

20/07/2025 22:55 | 1 min de leitura

● Luiz Inácio Lula da Silva e outros políticos expressaram condolências pelo falecimento de Preta Gil

20/07/2025 22:51 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!