Tribunal dos EUA mantém decisão que concede passaportes com o gênero “X”

Juízes apontaram que os indivíduos impactados teriam “uma variedade de prejuízos imediatos e irreversíveis”.

04/09/2025 20:59

1 min de leitura

Tribunal dos EUA mantém decisão que concede passaportes com o gênero “X”
(Imagem de reprodução da internet).

Um tribunal de segunda instância dos Estados Unidos validou na quinta-feira 4 uma decisão de um tribunal de instância inferior que determinava que o governo de Donald Trump deveria retomar a emissão de passaportes com a opção de gênero “X”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump havia emitido, em janeiro, uma ordem executiva na qual apenas dois gêneros seriam reconhecidos: masculino e feminino, encerrando as políticas oficiais que identificavam um terceiro gênero nos passaportes, com a representação de um “X”.

Em junho, uma juíza distrital determinou que o Departamento de Estado retomasse a emissão de passaportes com a opção “X” para pessoas transgênero e não binárias, em razão da alteração na política.

Leia também:

Na quinta-feira, um colegiado de três juízes de um tribunal de segunda instância rejeitou o pedido da administração Trump para suspender a decisão da juíza.

Na sua decisão, os juízes destacaram a conclusão do tribunal inferior de que as pessoas afetadas pela política sofrerão uma variedade de danos imediatos e irreparáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro de 2021, o Departamento de Estado emitiu o primeiro passaporte americano com o gênero “X”, que estava reservado para pessoas não binárias e intersexuais, e para aquelas que não se identificam com os critérios de gênero previamente estabelecidos.

Durante sua campanha, Donald Trump prometeu acabar com o que ele considera “loucura transgênero” nos Estados Unidos.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.