Tribunal confirma decisão anterior e determina que emissora arque com pagamento de 30 mil reais
A questão versa sobre um incidente em que uma apresentadora de televisão alegou que a primeira-dama consome maconha, e ainda está pendente a apreciação …
O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou procedente o recurso da primeira-dama Janja, determinando que a emissora Jovem Pan lhe pagasse R$ 30 mil de indenização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A condenação se estende à comentarista Pietra Bertolazzi, que em setembro de 2022, alegou que a primeira-dama utilizava maconha. A declaração ocorreu em um contexto de comparação entre Janja e Michelle Bolsonaro.
Enquanto você observa Janja abraçando Pablo Vittar e fumando, fazendo o que quer que faça, você tem uma mulher impecável representando a direita, os valores, a bondade, a beleza, afirmou a comentarista Época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele fez referência a esse evento do Lula, mencionando Daniela Mercury, Martelli e muitos artistas de Macão que não têm direção, vêm de onde não sabem, com grande desejo de fama fácil e dinheiro fácil também, todos abraçando a Janja, porque é esse tipo de comportamento que ela demonstra. Completamente diferente da Michelle.
O relator Wilson Lisboa Ribeiro ressaltou que o Estado democrático não só admite, como incentiva, o exercício dos direitos de informação, de manifestação e de liberdade de imprensa, mas também prevê mecanismos para vedar o abuso das garantias constitucionais, a fim de evitar ofensas à personalidade, situação esta tão indesejada quanto a de supressão dos direitos mencionados.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Assim, analisando o material havido por Írrito, tenho como presente certo exagero e conduta temerária, porque, feita a comparação eivada de preconceito e suposição — relembrado o contexto eleitoral — a otimizar o dano.
Ademais da indenização, que será acrescida de juros e correção monetária, a decisão determina a remoção dos comentários das publicações da emissora, bem como a divulgação integral da condenação. A emissora e a comentarista ainda podem recorrer.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












