O Transforma lança edital para 100 bolsas integrais em curso pré-vestibular exclusivo para pessoas trans. Inscrições começam em 30 de janeiro!
O Transforma — Programa de Preparação Pré-Vestibular anunciou nesta quinta-feira (29) a abertura de seu primeiro edital para concessão de bolsas integrais em curso pré-vestibular. O programa é voltado exclusivamente para a preparação de pessoas trans para o Enem e outros vestibulares no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serão oferecidas cem bolsas integrais, pessoais e intransferíveis, válidas durante todo o ano letivo de 2026. As inscrições começam nesta sexta-feira (30) e vão até 15 de fevereiro. Podem se inscrever travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o último ano em 2026.
Os candidatos devem atender a alguns critérios, como não ter matrícula ativa em outro cursinho pré-vestibular e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo (até R$ 1.621). O Transforma prioriza candidaturas de pessoas em maior situação de vulnerabilidade social e educacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo seletivo será realizado em etapas, incluindo avaliação de conhecimentos, redação/ensaio motivacional e análise de critérios sociais e econômicos. Também haverá conferência documental dos candidatos melhor classificados, com uma metodologia que busca equilibrar desempenho e contexto social.
Os selecionados terão acesso a um curso pré-vestibular 100% online, no formato on demand, com aulas gravadas disponíveis a qualquer momento. O conteúdo abrange todas as áreas exigidas pelo Enem e vestibulares, desde matemática até ciências humanas e redação.
O programa ainda oferece quatro correções mensais de redação, banco de questões resolvidas em vídeo, simulados e materiais de apoio, permitindo que cada estudante organize sua rotina de estudos. Além disso, haverá palestras formativas sobre temas relevantes para a população trans ao longo do ano.
Renan Augusto, sócio da U.F.O., idealizadora do projeto, destaca que o edital representa o início de um programa educacional que visa oferecer condições reais de preparação ao ensino superior para pessoas trans, que enfrentam desafios educacionais e sociais específicos.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.