Tragédia no Biatlo: Sivert Guttorm Bakken é encontrado morto na Itália
O biatleta Sivert Guttorm Bakken foi encontrado sem vida em um hotel na Itália. O norueguês, de 27 anos, havia retornado às competições recentemente, após se recuperar de problemas cardíacos. A União Internacional de Biatlo confirmou a morte na terça-feira (23), informando que ele estava em Lavaze, nos Alpes Italianos, para um treinamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As causas do falecimento ainda não foram esclarecidas.
O biatlo, que será disputado nas Olimpíadas de Inverno de 2026 em Milano Cortina, combina tiro com rifle e esqui cross-country. Os atletas percorrem uma pista em técnica livre, realizando testes de tiro a cada volta, tanto em pé quanto de bruços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As autoridades locais confirmaram a morte de Bakken e montaram uma equipe de apoio para sua família.
Bakken ganhou notoriedade no biatlo ao vencer a primeira prova da Taça do Mundo de 2022, realizada em Holmenkollen, Oslo, enquanto buscava uma vaga no time norueguês para as Olimpíadas daquele ano. No entanto, sua trajetória foi interrompida por problemas de saúde, incluindo um diagnóstico de miocardite em 2022.
LEIA TAMBÉM!
Ele retornou às competições em 2024, após um longo período de recuperação.
O presidente da UIB, Olle Dahlin, expressou sua tristeza em um comunicado: “A volta de Sivert ao biatlo, após tantos desafios, era motivo de alegria para todos nós e uma demonstração de sua resiliência”. Ele também destacou que a morte do atleta é incompreensível, mas que Bakken será sempre lembrado.
Atualmente, ele ocupava a 13ª posição na classificação geral da Taça do Mundo, tendo conquistado um quinto lugar na sprint da etapa de Grand-Bornand, na França, no último final de semana.
